Visita do Presidente do Conselho de Ministros da OHADA ao Secretário Permanente / Yaoundé, 28 e 29 de maio de 2015
Como parte da périplo que ele está a realizar no seio das instituições da OHADA, Sua Excelência Gnénéma Mamadou COULIBALY, Ministro da Justiça, Direitos humanos e liberdade civis da República da Costa de Marfim e Presidente do Conselho de Ministros da OHADA, visitou o Secretariado Permanente nos dias 28 e 29 de Maio de 2015.No seu discurso de boas-vindas, o Professor Dorothé Cossi SOSSA, Secretário Permanente da OHADA, saudou a visita do Presidente do Conselho de Ministros, cuja prontidão constante elogiou, antes de chamar a sua atenção especial para duas questões-chave: a mobilização atempada dos recursos afectados às instituições e a operacionalização do multilinguismo, que está-se tornando uma necessidade urgente.
O Secretário Permanente aproveitou a oportunidade para expressar a gratidão dos órgãos e instituições da OHADA à República da Costa do Marfim pelo seu apoio crucial às acções da OHADA, como também a profunda gratidão à República dos Camerões, que ofereceu à Organização uma sede ideal para a sua implantação.
Tomando a palavra, em nome do pessoal afecto ao Secrtariado Permanente, a Senhora Guilène-Vicky NGNOUJIBA desejou boas-vindas ao Presidente do Conselho de Ministros e apresentou o efectivo da instituição. Sublinhando que a equipa está particularmente orgulhosa por servir a OHADA e vencer os desafios enfrentados pela Organização, levantou igualmente algumas preocupações comuns, entre as quais o desejo de ver adoptado um estatuto do pessoal moderno, claro e equilibrado.
No seu discurso, o Presidente do Conselho de Ministros fez questão de lembrar o papel central do Secretariado Permanente no seio do edifício institucional da OHADA, para depois sublinhar que o pessoal que aí trabalha deve, portanto, demonstrar um sentido particularmente elevado de dever e de responsabilidade. Observando ainda que os preceitos da boa governação e da boa gestão devem ser estritamente observados na vida quotidiana; ele também mostrou um interesse especial pelas preocupações dos funcionários. Além disso, ele realizou uma importante reunião de trabalho com toda a equipa do Secretariado Permanente. Esta ocasião permitiu percorrer as várias preocupações e sugestões para optimizar o funcionamento da Instituição.
Ressalte-se que a visita ao Secretariado Permanente vem duas semanas depois da outra efectuada à Escola Regional Superior da Magistratura (ERSUMA) e inscreve-se no quadro do périplo anual tradicional que o Presidente do Conselho de Ministros leva a cabo no seio das instituições da OHADA.
À margem da visita ao Secretariado Permanente, o Presidente do Conselho de Ministros reuniu-se com Sua Excelência, o Senhor Pierre TITI, Ministro delegado junto do Ministro das Finanças da República dos Camarões.