A OHADA assinam Acordos de cooperação com a Facilidade Africana de Assitência Jurídica e da Associação Pan-Africano de Contabilistas
Brazzaville (Congo), 25 de Janeiro de 2017.
À margem da reunião do Comité preparatório de Peritos da 43ª Sessão do Conselho de Ministros da OHADA, o Prof. Dorothé C. SOSSA, Secretário Permanente, assinou, quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017, dois importantes acordos de cooperação com a Facildade Africana de Assitência Jurídica (ALSF) e a Pan African Federation of Accountants (PAFA).
A assinatura destes acordos ocorreu no Radisson BLU M'bamou Palace Hotel, após a tradicional reunião de consulta entre os Parceiros Técnicos e Financeiros da OHADA, que se reuniram em torno do Secretário Permanente, representantes dos países e instituições abaixo:
- a República Francesa;
- o Grupo do Banco Mundial;
- o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD);
- o Banco dos Estados da África Central (BEAC);
- o Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC);
- a Comissão Bancária da África Central (COBAC)
- a Facildade Africana de Assitência Jurídica (ALSF);
- a Conferência das Ordens de Advogados dos Estados membros da OHADA;
- a Pan African Federation of Accountants (PAFA);
- a Associação para a Unificação do Direito em África (UNIDA).
Todos Parceiros Técnicos e Financeiros reiteraram o seu compromisso de continuar ao lado da OHADA e a sua determinação de apoiar as suas acções. Várias pistas de reforço da cooperação foram igualmente evocadas.
A ALSF foi representada pelo Me Stephen KARANGIZI, seu Presidente Directo-Geral, e a PAFA por Vickson NCUBE, Chief Executive Officer. Os acordos assinados irão aumentar a sinergia entre estas duas organizações e a OHADA em benefício dos Estados membros, nas áreas de capacitação Juridica em África e do fortalecimento da profissão contábílistica no continente Africano.
O Secretário Permanente saudou a conclusão destes acordos de cooperação, que atestam o dinamismo da OHADA, sua influência internacional e o crescente reconhecimento do seu papel na consolidação do estado de direito económico no continente Africano