Atividades do polo de competências técnicas sobre a aplicação do AUDCIF
- 03/10/2018
- 6843
- 2 commentaires
No quadro da aplicação do Ato Uniforme de 26 de janeiro de 2017 sobre o Direito Contabilístico e e da Informação Financeira (AUDCIF), o Secretariado Permanente criou um polo de competências técnicas para apoiar adequadamente os profissionais da contabilidade e auditoria na aplicação do SYSCOHADA revisto.
Neste quadro, a empresa FIDECA, que liderou a reforma do sistema de contabilidade da OHADA, foi encarregue de uma dupla missão, à saber:
- animar, no site internent da Commissão de Normalização Contabilística da OHADA (CNC-OHADA), os debates sobre os mais recentes desenvolvimentos em matéria das normas internacionais de contabilidade e, mais particularmente as relacionados com a aplicação do AUDCIF;
- elaborar projetos de parecer técnico e recomendações endereçadas ao Secretariado Permanente da OHADA nos domínios de normalização contabilística, em apoio à CNC-OHADA.
É neste contexto que os utilizadores da internet solicitaram e já obtiveram junto da OHADA pareceres técnicos sobre as mais variadas questões tais como o tratamento contabilístico da moeda electrónica em circulação, a forma das contas pró-forma, a amortizção baseada nos rendimentos obtidos, o critério de qualificação dos contratos de arrendamento, a abordagem por componentes e a perda de valor, a obrigação de desmantelamento, a diferença entre os documentos de garantia e de reposição, a reavaliação parcial, as provisões para a pensão de reforma, o plano de contas das associações e ONGs... A totalidade das perguntas feitas e as respostas dadas são de livre acesso aqui.
O Secretário Permanente congratula-se com a qualidade destes intercâmbios construtivos, que contribuirão para a melhoria da qualidade da informação financeira produzida nos Estados membros da OHADA. Muitas ações complementares estão previstas para os próximos meses, incluindo:
- a organização de sessões de formação de formadores de nível 2 em cada um dos Estados membros da OHADA para professores de contabilidade, pessoal dos Tribunais de Contas, da Administração Fiscal e outros profissionais da gestão financeira;
- a formação dos profissionais de contabilidade e auditoria sobre as normas de auditoria ISA, o Código de Ética e de Deontologia e sobre o uso de guias profissionais de auditoria e de exercício da profissão contábilística, bem como o sistema de garantia de qualidade;
- Apoio dos Estados para a criação e operacionalização dos Conselhos Nacionais de Contabilidade.
O Secretário Permanente agradece ao Grupo do Banco Mundial, que acompanha todo o processo.
Encontre toda a actualidade institucional da OHADA no www.ohada.org e assine o boletim informativo (newsletter) para se manter informado (a).
O Secretário Permanente,
Pr Dorothé C. SOSSA
www.ohada.org
05/10/2018 121239 AMIDOU KI
Mes félicitations à toute l'équipe pour cet avis technique très enrichissant. Mais j'ai des suggestions à formuler. A mon avis, je pense qu'il est d'abord judicieux de centraliser les questions et de les regrouper par thème ou par problématique (en un mot faire un tri des questions, car ce n’est pas toutes les questions qui nécessitent un avis technique. Les avis techniques constituent des additifs à l’AUDCIF). Ensuite, retenir les thèmes ou problématiques pertinents à traiter. Et enfin, émettre un avis technique sur les problématiques posées et non émettre des avis individuels sur toutes les questions. Je pense que certaines questions ne nécessitent pas un avis technique. Les questions que l’équipe ne retiendra pour un avis technique seront répondues uniquement sur le site de l'OHADA dans le cadre du forum en ligne. Avantages de la proposition : (1) les avis ne sont pas personnalisés ; (ii) les thèmes ne sont pas redondant (quatre avis sur le tableau des flux de trésorerie dans le présent avis technique) ; (iii) les avis techniques émis sont réduits et pertinents.
Encore une fois de plus, félicitation au SP de l’OHADA, au Cabinet FIDECA, à l’Expert Technique et toute l’équipe.
Amidou KI
Expert-comptable diplômé – ki.amidou@gmail.com – (+226) 76 64 00 26